Ilustração:
Mariana Meloni

Vaca VHS

 

A produtora semi-independente Vaca VHS surgiu em julho de 99 na cidade de Campinas-SP, com o único e nobre objetivo de transformar uma simples e inocente câmera VHS-C (abundantes e inúteis em toda a imensa e confusa classe média) numa máquina ultra-super-power-potente de fabricação de vídeos [excluam-se festas de família, aniversários e casamentos tremidos, que as maquininhas já fazem quase que automaticamente, devido ao seu mal-uso].

Visa a uma revalorização do vídeo enquanto ferramenta de produção artística de baixo custo e de muitos recursos, bem como a de encorajar o surgimento de novos e amadores videomakers, para um maior intercâmbio e – consequentemente – avanço e compartilhamento de idéias e técnicas.

Conta atualmente com algum material para edição, idéias, um roteiro para um clip de "Cadeiras de Roda" (música semi-trágica de Edson da Paz) e um roteiro semi-finalizado-mas-empacado de um vídeo sobre sexualidade e loucura. O único projeto verdadeiramente finalizado e exibido até o momento foi o curta-metragem "Vende-se" (VHS, animação; Campinas-SP, julho ’99; aprox. 8 min.).

Como os produtores dividem seu tempo entre inúmeras outras atividades (estudar, porventura...), a Vaca VHS trabalha esporadicamente, à medida que amadurece uma idéia, anota outra... Trabalhamos quando queremos, quando temos tempo e, sobretudo, quando conseguimos uma filmadora (pois é! detalhe. Daí nossa semi-independência).

Assim garantimos nosso amor mas descompromisso em relação à atividade de videomakers, deixando-a como nos parece dever ser: agradável, leve e divertida. É esta a mágica relação do amador com seus ofícios.

Contato